Além da Lenda | 2022

Além da Lenda | 2022

Além da Lenda é uma animação brasileira em longa-metragem, produções raras no país. Inspirada na série de TV de mesmo nome, a trama explora o curioso fato do Dia do Saci e do Halloween serem comemorados em 31 de Outubro. Contudo, os símbolos da tradição anglo-saxã aparecem aqui originalmente como inimigos: eles pretendem roubar o livro sagrado que reúne as lendas do folclore brasileiro. Caso tenham sucesso nessa missão, os personagens do folclore nacional desapareceriam.

Os diretores, Marília Mafé e Marcos França, trazem já na premissa do filme uma discussão importante sobre a preservação da cultura popular e da ameaça representada pelo predomínio de uma cultura externa que invade e coloca em risco as tradições locais. O maniqueísmo inicial que opõe a cultura nacional e a estrangeira é diluído ao longo da trama e conseguimos, ao menos em parte, compreender os motivos que movem pelo menos um dos “vilões”.

Nesse sentido, é possível identificar na animação brasileira vários traços que a assemelham às principais produções cinematográficas dos últimos anos. Não é só a humanização dos vilões que segue uma tendência recente, mas também o cuidado na construção de personagens femininas. Se há as “bruxas” e mesmo a disputa entre duas mulheres, construções carregadas de um problemático estereótipo de gênero, também há mulheres fortes, inteligentes, cheias de coragem. Igualmente bem construída e em uma linguagem contemporânea é a trilha, com destaque para a canção original “Nova História” que pode ser ouvida aqui.

Apesar de tocar em questões políticas importantes e conseguir provocar alguma reflexão mais elaborada, sem dúvida alguma Além da Lenda é uma obra direcionada ao público infantil. O modo simples com que a história se desenvolve, a partir de uma sucessão inesgotável de obstáculos e missões que se impõem aos personagens, a estética bastante próxima dos desenhos animados da TV, a narrativa orientada a partir de diálogos bem diretos e o humor claramente infantil não deixam dúvidas sobre o seu público alvo. No entanto, conseguindo se aproveitar das referências mais gerais à cultura popular e tendo certa generosidade no trato superficial que por vezes o longa dá a temas complexos, acompanhar as crianças ao assistir Além da Lenda pode ser uma experiência agradável também para o público adulto.

Nota

Author

  • Rodrigo Badaró

    Natural de Belo Horizonte, é Cientista Político (UFMG), cruzeirense, músico e aspirante a crítico de cinema. A maior especialidade está em enxergar a política em todos os lugares, especialmente naqueles que mais ama: o futebol, a música e o cinema.

    View all posts

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *