Sobre Nós

A origem de um coletivo parece óbvia: comungar de um mesmo ideal. O Coletivo Crítico compartilha Cinema. Compartilhamos ideias e aprendemos uns com os outros, fazendo crescer o anseio e necessidade de expandir a discussão da sétima arte. Resolvemos, então, transformar nossas experiências nesse site, que é janela para observações e crítica cinematográfica. Nossa pretensão aqui inicia-se como um exercício, uma prática do nosso aprendizado sobre cinema, colocados em texto.

Somos críticos em formação coletiva. Queremos ser lidos e aspiramos partilhar ideias e interpretações pessoais; mas primordialmente, queremos abrir espaço para um diálogo com os amantes do cinema, aqueles que, assim como nós, entendem que a imagem cinematográfica é linguagem, é pensamento e formação cultural. Por mais que sejamos um coletivo, somos múltiplos. Nossos critérios para a escrita partem de nossa paixão e estudos, cada um em sua área. Nada se esgota aqui, mas tudo começa aqui. Nosso grande desejo é que o seu encontro com nossos textos crie uma nova possibilidade, quem sabe um novo olhar sobre aquela ou outra obra. Esperamos que o Coletivo Crítico se torne um meio de acesso, de abertura e de aproximação entre você e o Cinema.

____________________________________

O Coletivo é composto por:

DANIEL OLIVEIRA

“Paulistano do bairro do Ipiranga , Bacharel em Design de Produto e Análise de Sistemas, todas elas aplicadas na publicidade. Desde criança fui iniciado no cinema pelo meu Pai com clássicos de Ridley Scott, Scorsese e Sergio Leone, e hoje em meio a linhas de código e layers de photoshop embarco no mundo do cinema, uma das minhas maiores paixões”.

EDUARDO GOUVEIA

“Paraense de Belém, com muitas raízes portuguesas. É formado em Direito pela Universidade Federal do Pará e mestre em Direitos Humanos pela mesma instituição. Filmes sempre chamaram atenção, mas o interesse ficou maior mesmo apenas aos dezoito anos de idade. Acredita que o Cinema é instrumento de humanização e que a partir dele, podemos ver o que antes não víamos e questionar o que antes não questionávamos.”

LENITA LEITE PINHO

“Nascida na pequena cidade de Poconé (MT), cresceu garimpando locadoras e lendo a revista SET. Mora hoje na imensa capital de São Paulo, onde advogada na área de direito público. Sabe que escrever sobre cinema é um grande desafio, com o qual espera aprender ainda mais sobre a Sétima Arte e suas implicações políticas e sociais.”.

MARI DERTONI 

“Carioca, Mari Dertoni é jornalista, estudou cinema na Academia Internacional de Cinema do Rio de Janeiro e em cursos livres, certificada em roteiro pelo Instituto de Cinema de São Paulo. Eterna cinéfila e estudante de cinema.
Letterboxd

NATÁLIA BOCANERA

“Advogada do interior de São Paulo, pós graduada, gateira, integrante do Círculo de Leitoras do IFPR, colaboradora externa da Revista Libré, ativista ambiental, se aventura na escrita despretensiosa sobre cinema desde 2014, com textos publicados pelo Portal Geledés e Revista Desassossegos, busca alternar seu tempo entre estudos sobre feminismo, gênero, raça e claro, cinema”.

RODRIGO BADARÓ

Natural de Belo Horizonte (MG), é bacharel em Ciências do Estado, mestre em Direito e está concluindo o doutoramento em Ciência Política (UFMG). Em meio ao exercício de analisar o universo político-social, o cinema que inicialmente era apenas um hobby se revelou um objeto especialmente rico, assim como o futebol e a música, outras duas grandes paixões”

VINICIUS COSTA

“Afetado pelo Cinema acabei criando gosto pelo pensamento. Hoje sigo resistindo como professor de Filosofia da Escola pública e faço das duas áreas os meus encontros mais intensos. Pela Filosofia estudei os filmes. Ora fui Glauber, ora Lynch. Nasceram artigos, workshops e uma monografia. Das minhas inquietações tentei fazer filme. Agora, interpelado pela Sétima Arte preciso escrever”.