Franklin, a História de Um Bilhete | 2022

Franklin, a História de Um Bilhete | 2022

No início de Franklin, a História de Um Bilhete, película do diretor argentino Lucas Vivo García Lagos, somos introduzidos à Correa (Germán Palacios), um boxeador coberto de sangue de uma luta recente. O personagem é encontrado por Bernal (Daniel Aráoz), um caricato chefe do crime, que num diálogo carregado de frases de efeitos, sugere ao espectador que Correa, um homem honrado, não lutara conforme o combinado, e por essa razão será punido. Correa dá duas opções ao chefe: ou o mata ou lhe arruma um emprego.

Com poucos minutos de projeção, o filme faz um salto temporal repentino de anos, que mostra que Correa foi empregado e passou a trabalhar para o crime, envolvendo-se num assassinato. Abruptamente, o filme novamente salta muitos anos à frente, para mostrar Correa numa prisão.

Logo, somos apresentados à personagem Rosa (Sofía Gala Castiglione) uma prostituta que também trabalha para Bernal, e que descobrimos possuir uma relação amorosa com Correa, relação essa construída durante o período prisional do protagonista. Rosa se envolve numa agressão a um policial aliado do chefe do crime, e por isso, Bernal passa a querer assassiná-la. Quem ele contrata para o assassinato? O próprio Correa. A partir daí, Correa busca salvar sua amada do chefe do crime, envolvendo-se numa aposta de 100 dólares para mudar de vida.

Como se percebe, Franklin, a História de Um Bilhete é um caos narrativo. Não se decide se quer ser um típico filme de ação com pitadas de humor (de mau gosto), ou uma novela, pendendo muito mais para a última hipótese. Com um roteiro de péssima qualidade, que envolve, além de saltos temporais extremamente confusos, uma subtrama banal de um sequestrador cuja vítima se apaixona por ele (sim, é isso mesmo), talvez seu único predicado sejam alguns momentos da direção de Lucas Vivo García Lagos, que é razoável e dinâmica.

De fato, o roteiro caótico da obra pode assim ser resumido: uma história de um criminoso “honrado” que quer salvar sua amada e viver com ela uma vida tranquila longe do mundo do crime. O próprio bilhete que dá título ao filme parece perdido em meio à tanta confusão.

Nota

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Author

  • Natália Bocanera

    Na escassez de tempo, entre advogar e dedicar-se à sua dezena de felinos, escolheu o cinema como ponto de equilíbrio e formação individual do seu "eu", em permanente descoberta.

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