Mostra Bernardet e o cinema
Mostra celebra carreira de um dos maiores cineastas brasileiros
Em homenagem a um dos maiores nomes do cinema nacional, Jean-Claude Bernardet, os Centros Culturais do Banco do Brasil (CCBB) das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal, promovem a “Mostra Bernardet e o cinema”, apresentando 20 filmes que marcam a vasta carreira do artista como diretor, roteirista e ator. Além disso, o evento contará com debates realizados com a participação do cineasta.
As produções exibidas ao longo da Mostra, não só representam a genialidade de Bernardet em suas mais diversas funções artísticas, como também contribuem significativamente para o cinema brasileiro. Na programação, destacam-se os filmes “O Caso dos Irmãos Naves” (1967), escrito por Luiz Sérgio Person e Bernardet; “São Paulo: Sinfonia e Cacofonia” (1994), dirigido por Bernardet; o curta-metragem documental “Brasília: contradições de uma cidade nova” (1997) com roteiro de Bernardet; “Fome” (2015) e “A Destruição de Bernardet” (2106), ambos protagonizados pelo artista.
No CCBB do Rio de Janeiro, a Mostra teve início nesta quarta-feira, 28. Já no Distrito Federal e São Paulo, começaram em 16 e 24 de agosto, respectivamente. Aos que estiverem no RJ, as exibições acontecem de quarta a domingo e o debate ocorrerá no dia 05 de setembro, às 18h, com Bernardet e o professor de Cinema da Universidade Federal Fluminense e psicanalista, Cezar Migliorin.
Para aqueles que estão em terras paulistanas, podem conferir a Mostra de quinta a domingo, bem como o debate entre Bernardet e o crítico de cinema e cineasta Francis Vogner, neste sábado, 31, às 18h. Além disso, em ambos os locais haverá exibição com recursos de acessibilidade de “FilmeFobia” de Kiko Goifman.
O evento é gratuito e acontece até o dia 22 de setembro nos CCBB’s do Rio de Janeiro e São Paulo, e até 05 de setembro no CCBB do Distrito Federal
Sobre Jean-Claude Bernardet
Jean-Claude Bernardet nasceu na Bélgica, mas veio para o Brasil em 1949, quando tinha apenas 13 anos de idade, estabelecendo raízes em São Paulo. Ainda jovem, começa a frequentar a Cinemateca Brasileira e a colaborar escrevendo para o Suplemento Literário do Jornal O Estado de São Paulo. É diretor, roteirista, montador, ator, professor, escritor, crítico e pensador. Em 02 de agosto de 2024, completou 88 anos.
Confira programação:
Programação CCBB RJ: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/programacao/bernardet-e-o-cinema/
Programação CCBB SP: https://ccbb.com.br/sao-paulo/programacao/bernardet-e-o-cinema/
Programação CCBB DF: https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/bernadet-e-o-cinema/
Redação: Alana Gois
Edição: Mari Dertoni