4ª Mostra Faróis do Cinema | Mulheres Cineastas
Mostra exibe obras de cineastas brasileiras e filmes que inspiraram suas formações
Dedicada a enaltecer o trabalho de cineastas brasileiras, a 4ª edição da Mostra Faróis do Cinema – Mulheres Cineastas, acontece desde o dia 27 de agosto na Caixa Cultural Rio de Janeiro (Unidade Passeio), e exibirá até 08 de setembro, 12 longas-metragens dirigidos por mulheres, além de mais 11 longas e quatro curtas escolhidos por cada uma como as obras marcantes em suas formações. A proposta é fazer um mergulho nas principais referências das artistas e promover uma conexão entre os seus trabalhos e estes filmes que inspiraram a jornada destas profissionais.
Quem abriu a Mostra foi Susanna Lira com a exibição de “Fernanda Young: foge-me ao controle” e de “Cabra marcado para morrer”, de Eduardo Coutinho, filme indicado por ela. No dia 28, foi exibido “Como nossos pais” de Laís Bodanzky e sua indicação “A hora da estrela”, de Suzana Amaral. Ao longo da programação, o público ainda vai conferir os filmes das cineastas Aída Marques, Ana Maria Magalhães, Beth Formaggini, Clarissa Campolina, Helena Ignez, Luciana Bezerra, Marina Meliande, Patrícia Niedermeier, Tetê Moraes e Theresa Jessouroum.
Também serão realizados bate-papos com as cineastas convidadas, mediados pelos críticos de cinema, Leonardo Luiz Ferreira e Carlos Alberto Mattos, além de uma oficina (com vagas limitadas e classificação etária de 16 anos) que ocorrerá neste sábado, 31, às 13h15, sobre Criação Cinematográfica, com a cineasta mineira, Clarissa Campolina. Já no dia 04 de setembro, às 19h, haverá palestra sobre a história da Mostra, com Mattos e Mariana Bezerra Cavalcanti.
A curadoria da 4ª edição da Mostra Faróis do Cinema é de Mariana Bezerra Cavalcanti e conta com patrocínio da Caixa Econômica Federal e do Governo Federal. O acesso é de terça a domingo e a entrada é gratuita com senhas distribuídas 30 minutos antes de cada sessão.
Confira a programação completa, acessando o QRCode do cartaz de divulgação. Para mais informações sobre a Mostra, acesse o instagram @faroisdocinema
As exibições e atividades extras acontecem até o dia 08 de setembro na Caixa Cultural Rio de Janeiro com entrada gratuita
Sobre a Mostra
Faróis de Cinema é baseada na série de postagens intitulada “Faróis” escrita pelo crítico Carlos Alberto Mattos e publicada no “DocBlog” do portal O Globo. A ideia de transformar em uma Mostra foi proposta ao Mattos, em 2010, pelo cineasta Marcelo Laffitte (1963-2019) e pela produtora Mariana Bezerra Cavalcanti. A primeira edição homenageou a memória de Mário Carneiro (1930-2007), reunindo dez documentaristas na Caixa Cultural do Rio de Janeiro e no Oi Futuro, para dialogar sobre suas influências cinematográficas.
redação: Alana Gois
edição: Mari Dertoni