Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade | 2024

Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade | 2024

Uma estendida conversa de botequim que se encerra numa roda de samba 

A cultura de botequins do Rio de Janeiro é um prato cheio para que músicos, compositores e boêmios se reúnam para criar as mais bonitas canções de nosso meio. Embebedar-se, comer bem e compartilhar o som é a viagem que tantos músicos cariocas geniais como Tom Jobim, Aldir Blanc e Vinicius de Moraes atravessaram para, no fim das contas, formar uma parte de nossa cultura e torná-la visível aos olhos do mundo. Moacyr Luz faz parte desse rol de homens do samba que ditou e dita esses caminhos musicais.

Fundador do “Samba do Trabalhador”, uma roda de samba tradicional prestes a completar 20 anos, Moacyr Luz tem uma semana de sua rotina retratada por Tarsilla Alves no documentário Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade. Em que pesem as limitações físicas por ele enfrentadas, e que o filme dá indícios de terem sido parcialmente causadas pelos abusos da vida de botequins (que ele não abandonou), o músico perambula pelos lugares de forma quase que ritualística, ambientes que ele transforma em casa, pessoas que o conhecem em todo canto de suas andanças rotineiras.

A força do documentário está no seu protagonista, muito carismático, muito à vontade, que nos convida a sentar por entre os bares e tomar um vinho ou uma cerveja com ele. Nomes conhecidos de fato o fazem. Teresa Cristina, Zeca Pagodinho, Fafá de Belém, Maria Bethânia, são algumas das figuras que já partilharam com ele alguma parceria musical e que enchem as telas para falar sobre sua personalidade e genialidade.

Muito embora a diretora estruture seu filme em capítulos conforme os dias da semana, há uma desorganização que faz com que músicos sejam apresentados sem qualquer contexto, dando a aparência de que foram inseridos apenas para preencher o material fílmico. A homenagem, aqui endossada fortemente pelo homenageado, por momentos perde sua força porque somente o acompanha sem muito rumo definido. A diretora se mostra totalmente dependente da figura de Moacyr e dos nomes importantes da música que vão surgindo. 

Fato é que Moacyr Luz, o Embaixador dessa Cidade é uma estendida conversa de botequim que se encerra numa roda de samba sob sua liderança. Diverte acompanhá-lo, mas a aleatoriedade e falta de ordem amargam a bebida.

Nota:

Author

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *