Filmes brasileiros que disputam vaga para Oscar 2025
Entre os selecionados estão “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, “Motel Destino” de Karim Aïnouz“; “Cidade Campo”, de Juliana Rojas e “Estômago 2 – O Poderoso Chef”; de Marcos Jorge
Nesta terça-feira, 03, a Academia Brasileira de Cinema divulgou a lista com os 12 filmes que vão disputar uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2025, a mais famosa cerimônia que premia os profissionais da indústria cinematográfica do mundo.
No dia 16 de setembro, a Comissão de Seleção selecionará seis deles para seguir disputando a indicação brasileira e, no dia 23 de setembro, será anunciado o nome escolhido para tentar uma vaga na categoria de Melhor Filme Internacional.
Entre os nomes da lista estão os longa-metragens “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que foi bastante aplaudido no 88º Festival de Cinema de Veneza, “Motel Destino” de Karim Aïnouz, destaque no 77º Festival de Cinema de Cannes, Estômago 2 – O Poderoso Chef”, sequência do clássico nacional, também dirigida por Marcos Jorge.
“Cidade;Campo”, de Juliana Rojas, também está na disputa. A diretora recebeu o prêmio de Melhor Direção no 74ª Festival Internacional de Cinema de Berlim (Berlinale). Além disso, o filme também foi premiado como Melhor Filme da Crítica e Fernanda Vianna como Melhor Atriz no 52º Festival de Cinema de Gramado.
Confira a lista completa com filmes que concorrem a uma vaga para representar o Brasil no Oscar 2025:
“A Metade de Nós“, de Flávio Botelho
“Ainda Estou Aqui“, de Walter Salles
“Cidade; Campo“, de Juliana Rojas
“Estômago 2 – O Poderoso Chef”, de Marcos Jorge
“Levante“, de Lillah Halla
“Motel Destino“, de Karim Aïnouz
“Ninguém Sai Vivo Daqui“, de André Ristum
“O Sequestro do Voo 375“, de Marcus Baldini
“Saudade Fez Morada Aqui Dentro“, de Haroldo Borges
“Sem Coração“, de Nara Normande e Tião
“Vermelho Monet“, de Halder Gomes
“Votos“, de Ângela Patrícia Reiniger
Sobre o Oscar
Considerada uma das mais importantes premiações do cinema, o Oscar foi criado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (The Academy). A primeira cerimônia ocorreu em 1929, em Los Angeles, e nasceu com o objetivo de reconhecer o trabalho dos profissionais e as produções cinematográficas de todo o mundo.
Redação: Alana Gois
Edição: Natália Bocanera